Sem Botafogo, Vasco, Atlético-MG e Gre-Nal, grupo de 23 clubes comunica ausência em controle na CBF e anuncia reunião para debater Liga

Um grupo de 23 clubes das Séries A e B Campeonato Brasileiro que não assinoua a criação da Liga do Futebol Brasileira (Libra) anunciaram nesta segunda-feira que não estarão presentes na reunião convocada para quinta-feira, na sede da CBF, e fizeram uma convocação para um outro encontro, dia 16. A informação é do “GE”.

O Corinthians, que não tem bloco com os termos da Libra, que não tem bloco com os termos da Libra, que também não participou da criação da Libra – fundado a ausência de importante Atlético-MG, Bahia que também não participou da criação da Libra Touro Bragantino, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Ponte Preta e Cruzeiro.

O principal ponto de discordância é em relação à divisão das cotas. About a bloco de 23 clubs pede 50% dividido de forma igual, 25% por performance e 25% comercial, além de uma diferença menor entre os que recebem mais e os que recebem menos. Há ainda a demanda de que a Série B fique com 20% da verba dos direitos de transmissão.

Confira o mapa-proposta para a formação da Liga de Clubes Brasileiros:

Diante dos últimos acontecimentos, os clubes signatários reafirmam o interesse na formalização da Liga de futebol profissional, com o intuito de elevar o nível de qualidade do futebol brasileiro, definem um campeonato forte, revitalizado e, notadamente, com um padrão de equanimidade nas condições de argumentou.

É preciso porém, pontuar que não haverá, Liga sem a união dos 40 (quarenta) clubes participantes das atuais Séries A e B.

Algumas premissas devem ser observadas, tendo como referência que: (i) a Premier League divide igualmente 68% da receita, somando todos os direitos, internacionais e de marketing; (ii) como Ligas Alemã, Espanhola, Francesa e Italiana distribuem 50% do recebimento de forma igualitária; e (iii) uma diferença de recebimento entre o primeiro e o último grupo respeitam os seguintes limites: Inglaterra (1.6x), Itália (2.1x), Alemanha (3.2x) e Espanha (3.5x).

Para a formalização da Liga de Clubes de futebol brasileiro, os Signatários acreditam no modelo abaixo apresentado:

(i) Divisão de receita de 50% igualitário, 25% performance 25% comercial, com parâmetros e objetivos e mensuráveis;

(ii)Diferença de receita entre maior e menor clube tendo como alvo o limite de 1.6 ao longo do tempo (referência Premier League), com o teto de 3.5 a partir do primeiro ano;

(iii) Compromisso de que a Série B receberá 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão.

Os Signatários envidarão todos os esforços possíveis para reunir os 40 (quarenta) clubes e formatar a Liga, sempre na base do diálogo e razoabilidade, firmando também o compromisso de que, caso não haja a efetiva formalização, irá avaliar, em conjunto, a negociação dos direitos de transmissão e demais de suas propriedades ao futebol e seus respectivos países para os anos posteriores a 024.

Os Clubes informam, ainda, que no dia 16 de maio de 2022 se reunirão presencialmente no Rio de Janeiro para formalizar o compromisso emb busca de uma composição equilibrada, e que, por tal razão, não se apresentará na reunião previamente agendada na CBF, no dia 12 de maio de 2022.

O encontro com os 8 (oito) clubes, no que depender dos seus Signatrios, ocorrer no futuro para ser apresentado e debatida a proposta descrita nesta, na tentao de atingir o consenso.

América Futebol Clube
Associação Chapecoense de Futebol
Atlético Clube Goianiense
Ava Futebol Clube
Brusque Futebol Clube
Clube Desportivo do Ceará
Centro Desportivo Alagoano – CSA
Clube Atlético Paranaense
Clube de Regatas Brasil – CRB
Clube Náutico Capibaribe
Clube de Futebol do Coritiba
Criciúma Esporte Clube
Cuiabá Esporte Clube
Esporte Clube Juventude
Fluminense Futebol Clube
Clube Desportivo Fortaleza
Goias Sports Club
Clube Esportivo de Londrina
Operário Ferroviário Esporte Clube
Sampaio Correa Futebol Clube
Sport Club do Recife
Tombense Futebol Clube
Vila Nova Futebol Clube

.

Leave a Reply

Your email address will not be published.