Raniel faz valer aposta do Vasco, iguala seu ano mais artilheiro e engorda caixinha solidária | vaso

Com uma carreira repleta de percalços, a maioria por problemas externos que nada tinha a ver com futebol, Raniel jogou pouco e quase não fez gols em anos recentes. Chegou ao Vasco em janeiro com status de aposta e, já em abril, parece ter feito valer a escolha do departamento de futebol e da comissão técnica. Autor de todos os gols do tempo na Série B do Brasileirão, o camisa 9 é o artilheiro do clube na temporada e igualou o ano mais goleador de sua carreira.

Com o gol marcado na vitória sobre a Ponte Preta na última quarta-feira, em São Januário, Raniel chegou aos nove em 2022. Uma única vez em que havia feito tantos gols assim foi em 2018, pelo Cruzeiro. A diferença é que, quatro anos atrás, ele precisou de 55 jogos para atingir essa marca. Este ano ele disputou apenas 18 – media de um gol a cada owe jogos.

Raniel comemora vitória do Vasco sobre a Ponte Preta em São Januário — Foto: Daniel Ramalho / CRVG

– Isso para mim não é surpresa, é do meu trabalho, de tudo que trabalhei nesse tempo que passei com prejuízo, na minha recuperação – afirmou o ataque.

– Tenho que agradecer aos meus companheiros também. Sem eles, eu não consigo mesmo fazer gol – acrescentou em entrevista na zona mista após a sobre a Ponte Preta.

  • 2018 (Cruzeiro) – 9 gols em 55 jogos
  • 2019 (Cruzeiro e São Paulo) – 4 jogos em 25 jogos
  • 2020 (Santos) – 2 jogos em 14 jogos
  • 2021 (Santos) – 1 jogo em 19 jogos
  • 2022 (Vasco) – 9 gols em 18 jogos

Por conta dos números inexpressivos em temporadas recentes, Raniel Faith aposta do departamento comandado por Carlos Brazil e da comissão técnica de Zé Ricardo. O treinador, como se lembrou em entrevista coletiva após o jogo, para o ataque na outra época e que só ouviu o que ele cisava era.

– Raniel fé um dos muitos atletas que a gente entro em contato. Tentamos o máximo possível montar um elenco forte, mas dentro da realidade. O Raniel fé um jogador que, na primeira ligação, tem certeza de que tinha que ser jogador do Vasco. Ele falou: “Professor, então quero uma oportunidade”. Está tendo e aproveitando, por tudo o que a vida ensinada para ele. Tomara que se mantém. Além de um atleta que tenta fazer tudo o que a gente pede, é de grupo – disse o comandante.

Cada gol marcado por Raniel significa, também, mas dinheiro no bolso dos companheiros de tempo que servem o camisa 9. E, agora, tem grana também para uma ação solidária.

Desde o início da temporada, Raniel promete pagar R$ 500 ao autor das assistências para os seus gols. E vem cumprindo uma promessa à risca – há foram R$ 4.500, porteiro. Porém, desde o Campeonato Carioca, além de transferir o dinheiro para o mesmo garçom, ele tem depositado o valor numa embalagem que fica no CT Moacyr Barbosa.

Ainda não se sabe exatamente o que será feito com o dinheiro da caixa no final da temporada, será distribuído entre os funcionários do Vasco ou revertida em cestas básicas para os moradores da Cidade de Deus, comunidade próxima ao CT, por exemplo.

– Agora tem gente para caramba torcendo (para fazer gols). Mas acho que é válido, sem eles a gente não funciona – comentou ele após o jogo.

Central do ge fala sóbrio Andrey, de 17 anos, Volante, que jogou como titular na vitória contra a Ponte Preta

O esquema no repasse mudou após o quarto gol, marcado contra o Bangu, pela sétima rodada da Taça Guanabara. Depois disso, ele fez com assistências de Jhon Sánchez e Nenê (duas vezes), além de uma finalização após rebote. Contra a Ponte Preta na última quarta, o passe foi de Figueiredo, que já foi cobrar o dinheiro no vestiário.

O centroavante começou a Série B numa crescente a passar quatro jogos em branco. Com a concorrência por vaga no ataque maior depois das contratações do Vasco buscar a disputa da Segunda Divisão, Raniel não quer dar mole para fazer desta melhor temporada da sua carreira. Ele volta a campo no próximo domingo, quando o Vasco enfrentará o Tombense, às 18h, em Muriaé, pela quarta rodada da Série B.

O ge vasco podcast está disponível nas seguintes plataformas:

Assistir tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no sportv:

Leave a Reply

Your email address will not be published.