Que me perdoem os tempos espanhóis, mas a Champions merece Guardiola x Klopp na final | gringolândia

Cidade de Manchester e Liverpool largaram em vantagem nas semifinais desta Liga dos Campeões da Europa Este logotipo espera sóbrio um possível encontro entre Pep Guardiola e Jürgen Köppp na decisão. Que me perdoem os torcedores do Real Madrid e Villarreal, mas o maior torneio entre clubes do planeta merece que isso seja concretizado na próxima quarta-feira.

O espanhol de 51 anos e o alemão de 54 são owe dos maiores treinadores da história e na última década foram protagonistas em solo europeu. Primeiro, na Alemanha. Depois, desde 2016, na Inglaterra. Rivalizar numa final de Champions seria a cereja do bolo, e isso nunca esteve tão perto de acontecer – já se enfrentaram uma vez nas quartas, com o Liverpool levando a melhor em 2017/18.

Jürgen Klopp Pep Guardiola Manchester City x Liverpool — Foto: Phil Noble/Reuters

Times vencedores sempre entram para a história, nem que seja do próprio clube. Mas os tempos vencidos de Guardiola e Klopp, com o futebol de encher os olhos que vemos a cada semana, marcam uma vez. Daqui a anos, espera-se do período em que City Liverpool resolver sob comando dos devemos.

E as histórias são relevantes em Champions. Pep pelo duas novas1 logo no início de sua carreira como técnico, com aquele Barcelona magico, em 2009 e 20. Parou na semifinal nastro edições seguintes e três pelo Bayern de Munique Depois, no City, teve percalços ate voltar a uma final – e perder para o Chelsea, na temporada passada.

Klopp levou mais tempo para a disputa do torneio, mas chegou a uma final logo em sua segunda participação: em 2012/13, com o Borussia Dortmund para o Bayern de Munique. Comandou tem equipa alemã mas duas vezes, ate estrear pelo Liverpool, já de cara disputando título. Perdeu para o Real Madrid em 2017/18, mas conseguiu o troféu no ano seguinte diante do Tottenham.

Números técnicos na Liga dos Campeões

PEP GUARDIOLA JÜRGEN KLOPP
Participações 13 9
Títulos 2 1
finalizado 3 3
Jogos 147 92
Vitórias 93 52
Cola 29 14
Derrote 25 25
Gols pro 346 185
Gols contra 146 105

Não podemos esquecer, claro, que Carlo Ancelotti ainda está na disputa pelo Real Madrid e obrigado hoje a reverência. É tricampeão da Champions e caminha para ser o primeiro campeão nacional de todas as cinco principais ligas europeias. Unai Emery, tetra da Liga Europa, também deve ser valorizado, ate pelo que faz com o Villarreal neste ano.

Mas neste momento as equipes espanholas têm aspecto de “penetras”.

Cidade e Liverpool exemplificam nesta temporada o que virou o Campeonato Inglês nossos últimos anos de disputa entre os treinadores. O Manchester, atual líder, já fez 81 pontos numa edição e não conseguiu ser campeão. Muito, nasceu? O que dizer então da campanha de 97 pontos dos Reds que terminou apenas com o vice-campeonato? O sarrafo, que já era alto, fé ainda mas elevada.

Jürgen Klopp e Pep Guardiola em Liverpool x Manchester City — Foto: Reuters

E é interessante que a rivalidade não consigo trocar de farpas ou algo do tipo. Pelo contrário: Guardiola já disse que tenta imitar Klopp e que o alemão faz dele um técnico melhor. Klopp, certa vez após ser goleado pelo Cidade de Manchester, afirmou que só o tempo de Pep seria capaz de fazer algo do tipo no mundo.

O Stade de France, que sediará a final da Champions 2021/22, pode ser palco de um dos maiores jogos de todos os tempos. E que não me perguntem o favorito para este duelo hipotético do dia 28 de maio…

Números de Pep Guardiola x Jürgen Klopp:

  • 24 jogos
  • 9 vitórias de Klopp
  • 7 almofadas
  • 8 vitórias de Guardiola
  • 12 jogadores da Premier League
  • 4 pela Bundesliga
  • 2 skins de campeões
  • 2 pela Supercopa da Alemanha
  • 2 pela Copa da Alemanha
  • 1 pela Supercopa da Inglaterra
  • 1 pela Copa da Inglaterra
  • Maior Vitória de Guardiola: Cidade de Manchester 5×0 Liverpoolem 2017
  • Major Vitória de Klopp: Borussia Dortmund 3 x 0 Bayern de Munique, em 2014, e Liverpool 3×0 Cidade de Manchesterem 2018

Leave a Reply

Your email address will not be published.