Quais seriam as placas mais justas na quarta rodada do Brasileirão? Entendendo a metodologia e confira | espião estatístico

Sempre haverá justiça no futebol, Atlético-PR, Atlético-MG, CuiabáBotafogo, Fortaleza e Internacional saído com a vitória em confrontos sérios. As compras do jogo abaixo se baseiam somente no indicador de cumprimento do gol (xG cada finalização recebe um valor diferente). Entenda as finalizações nem sem uma oferta de exemplo do mesmo feito para o perigo do meio de campo e como por um exemplo de perigo.

O jogo não teve quase nenhuma boa oportunidade o cinza 60 no gráfico acima (s preta e quase não saiu do zero). O América-MG finalizou três vezes (três de dentro da grande área e três vezes de área), produziu três tentativas de vitória. Ja o Atlético-PR teve suas melhores oportunidades um pouco antes do gol do Coelho com Matheus Felipe finalizando duas vezes de dentro da pequena área. Além dessas finalizações, o Furacão finalizou mais três vezes dentro da grande área e outras seis de fora da área. Produziu uma espera de gol de 1.25 xG, mas não marcou.

O indicador de atendimento de gol (xG) das equipes mostra certo trabalho de criação (14 xG do) Ceará contra 1,52 xG fazer Bragantino). O Vozão finalizou 12 vezes na partida: sete de dentro da grande área e cinco de fora. Já o Massa Bruta finalizou 20 vezes: 11 de dentro da grande área e outras nove de fora. O gol marcado por Ytalo ocorre de dentro da área, local mas perto do gol e consequentemente com maior probabilidade de ser convertido para gol.

Goiás (1,03) 2-2 (2,25) Atlético-MG

O Goiás finalizou apenas algumas vezes na partida, só que cinco dessas finais foram um pênalti, o tipo de finalização com maior probabilidade de ser convertido em gol. Dos cobrados desde Campeonato Brasileiro e edição de 2013 de 2013 de 743 balançaram as redes (ou em 76,4%). O Atlético-MG finalizou quatro vezes mas o Goiás Durante o jogo, um dos motivos de ter produzido uma vez mais golo. Foram 20 finalizações, sendo duas de dentro da pequena área (uma delas é a do segundo gol), dez de dentro da grande área e outras oito de fora da área.

O indicador de espera de gol (xG) sugere que tanto Cuiabá quântico Atlético-GO produzindo o suficiente para marcar owe gols cada, apesar de serem conversíveis apenas um. Foram 17 finalizações do Dourado, duas de dentro da pequena área (sendo uma delas o gol marcado), nove de dentro da grande área e outras seis de fora. Já o Dragão finalizou 15 vezes: 11 de dentro da grande área e quatro de fora.

Botafogo (2.14) 1-1 (1.06) juventude

Como acima mostram que ate os 3 minutos do primeiro tempo, pouco havia sido produzido como equipes. O indicador de espera de gol (xG) do Botfogo mostra que a equipe produziu o suficiente para marcar 2.14 gols, mas fez um e de pênalti. Além do penal, foram outras 14 finalizações do Glorioso, que finalizou mais de fora da área (oito) do que de dentro dela (seis). Ja o juventude finalizou oito vezes: cinco de dentro da grande área e três de fora. Apesar do gol saído de Pitta em jogada de contra-ataque, a finalização de maior perigo do juventude ocorreu com Jadson, em que esteve cara a cara com Gatito e exigiu defesa do goleiro.

Como projetado as linhas do gráfico acima das expectativas de gol, só deu Fortaleza no primeiro tempo, mas quem acabou saito com a vitória (com gol contra) Faith o corinthians. Tirando o gol contra, o corinthians só finalizou três cabeçadas dentro da grande área de Gil e a falta direta cobrada por Roger Guedes. Até agora foram cobradas 59 faltas diretas ao gol e balançou a rede na edição de 2022. Das 5.491 faltas diretas 13 desde 22 foram convertidas em gol e 2 desde 4% das vezes cobradas. Ainda, foram 16 finalizações do Leão do Pici, sete de dentro da grande área e outras novas de fora da área, produzindo uma atualização de gol de 0.85 xG.

Coritiba (3,19) 3-2 (0,61) Fluminense

Placar condizente com o que as equipes produzem na partida. O Fluminense abriu 2 a 0 fora de casa, mas depois da expulsão de André só deu Coritiba. Foram apenas seis finalizações do Flu no jogo, três de Ganso. Duas foram de dentro da área e outras quatro de fora da área. Já o Coritiba finalizou 22 vezes na partida: um pênalti, duas finalizações de dentro da pequena área, 11 de dentro da grande área e outras oito de fora da área. Produziu o suficiente para marcar 3,19 gols e fez três.

Apesar da placar não sair do zero, o indicador ter suficiente de gol, das duas equipes mostra que as duas equipes produzem um gol cada com o Inter um pouco acima (1. xG do Inter contra 0.93) xG do Avaí). Foram 19 finalizações do Colorado, dez de dentro da grande área e nove fora. Já o Avaí finalizou dez vezes: quattro de dentro da grande área e outras seis de fora. Somente a finalização cara a cara de Bissoli gerou.

O São Paulo abriu o placar cedo, não sofreu ameaças do Santos no primeiro tempo ate viu o gol de empate do Peixe com Marcos Leonardo, com finalização de carrinho sem goleiro de dentro da pequena área. Depois, o Tricolor teve um pênalti polêmico marcado a seu favor. Tirando o penal, foram outras oito finalizações do São Paulo (cinco de dentro da grande área e três de fora). Ja o Santos finalizou oito vezes: uma de dentro da pequena área (o gol, que teve uma expectativa de 0.84 xG), duas de dentro da grande área e outras cinco de fora.

Curioso notar que pelo lado direito do ataque das equipes as três jogadas de gol. Os mapas de passes das equipes no primeiro tempo que sugerem o São Paulo , por conta do lado aberto logo no início, trocou a maioria de seus passes na zona do campo próximo do campo longo e utilizou muito o lado direito com Rainha e Igor Gomes. A jogada do primeiro gol do São Paulo ocorre após invertida de Igor Gomes da direita para a esquerda. No final do primeiro tempo, o jogador mais avançado no mapa de passes, Léo Baptistão, faz bonita jogada pela direita e o Santos chega ao empate.

Por fim, com a entrada de Alisson no lugar de Patrick, o São Paulo com a maioria das ações na partida as equilibrou pelos o we lados, mas foi novamente pelo lado direito do campo em que a jogada do pênal marcado. Rafinha e Igor Gomes foram os mais acionados durante o jogo.

Você poderá encontrar gráficos e olhares de mais jogos no Estatísticas do Twitter do Espião ea análise do jogo entre Flamengo e Palmeirasvalido pela quarta rodada, pode ser consultado de quem.

O indicador de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (G) é uma métrica consolidada na análise de dados que tem como referência mais de 83 mil finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 3.3 mil jogos de Brasileirões desde a edição de 2013 A parte do corpo utilizado para a finalização foi realizada a distância e a finalização em relação ao corpogol foi realizada, se a finalização ou o chute foi feito de primeira ou foi ajeitada com a perna boa, assim como a origem do cruzamento, falta direta, de uma roubada de bola, etc). Também são levados em conta o valor de mercado das equipes em cada temporada a partir de dados do site Transfermarkt, o tempo de jogo ea diferença no placar no momento de cada finalização.

Como exemplo, de cada cem finalizações da meia-lua, apenas sete viram gol. Então, considerando somente a distância do chute, a finalização da meia-lua tem espera de cerca de gol (xG) de 0.07. Cada posição do campo tem uma expectativa diferente de uma finalização, que cresce se há um contra-ataque para evitar a conclusão da jogada. Cada finalização de cada time recebe um valor e é somada ao longo da partida para se chegar ao xG total de uma equipe em cada jogo.

Sendo assim, partidas selecionadas quem são os jogadores que executam acima ou abaixo do que se espera em uma partida ou ate mesmo em um. Vale lembrar de que o futebol é o esporte em que o acerto é mais raro (neste caso o gol) e isso faz com que nem sempre o placar final de um jogo seja condizente com a performance das equipes em campo.

*Bruno Imaizumi é economista por conta da equipe do Espião Estatístico, formada por: Felipe Tavares, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Mateus Pinheiro, Roberto Maleson e Valmir Storti.

Leave a Reply

Your email address will not be published.