Na garagem: Maldonado aproveita temporada insana e vence na Espanha – Notícia de Fórmula 1

” alt=””/>

Pastor Maldonado virou um personagem folclórico n / D Fórmula 1 e é, lembrado como alguém que está constantemente em alguns dos acidentes, mas lembrado na categoria dos últimos tempos. Só que, ao mesmo tempo, Pastor também é o protagonista de um dos maiores contos de fadas do esporte a motor no século 21: o GP da Espanhol de 2012.

Exatos dez anos atrás, Maldonado entrava para a história da Fórmula 1 de forma gloriosa, para não dizer heroica. Na temporada que mostraria a mais imprevisível da era moderna da categoria, mostrar de tudo um pouco: tinha vitória da nova mercedesda Lotus preta, Sauber frequentando pódio, teams nanicas e, claro, não podia faltar um triunfo da Williamspor pior que pit a fase do tempo de Grove.

Vindo de um2011 tenebroso empurrada pelos motores Cosworth, a Williams try basicamente sobreviver em 2012. A retomada da parcelria com a Renault vinha sempre de uma formação de dupla que devemos pilotos que ajudavam – e muito – o tempo a fechar as contas: Maldonado, com todo suporte do governo venezuelano, e Bruno Senna, Que levou os patrocinadores brasileiros e acabou com a vaga que, no ano anterior, era de Rubens Barrichello.

Red Bull e Sebastian Vettel engrenaram, venceram Singapura, Japão e as tenebrosas etapas de Coreia do Sul e Índia. Fé ali que o tri de Seb fé garantida. Mas, fora essas quatro provas seguidas, o campeonato fé do absoluto.

E o começo teve mas a imprevisibilidade ainda. Jenson Button abriu o ano vencendo com a McLaren na Austrália. Aí veio o triunfo de Fernando Alonso, com a Ferrari, em uma Malásia que viu a atuação de gala de Sergio Pérez, que botou a Sauber em segundo. Na China, um mercedes levava com Nico Rosberg, enquanto Sebastian Vettel ganhou a prova no Bahrein de Red Bull. Sim, quatro equipes diferentes vencendo em quatro etapas. E cabia mais.

TEM Williams abria o campeonato de forma discreta no geral, mas muito melhor que em 2011, quando marcou, no ano inteiro, apenas 5 pontinhos, sendo 4 de Barrichello e 1 de Maldonado. Em 2012, Pastor já tinha um oitavo lugar na China e Senna vinha de sexto na Malásia e sétimo em Xangai. Resultados decentes, mas nunca prever o que foi visto no circuito da Catalunha.

McLarenFerrari e Red Bullmas o TL3, na manhã de sábado, colocava novos elementos na parada: Maldonado, com a Williams, andava em segundo, enquanto Kamui Kobayashi enfiava a Sauber no top-3. Podia ser mais uma corrida de diversas equipes no bolo.

Mas não fé. Quer dizer, teve surpresa para valer, só que não um pelotão cheio de carros diferentes, uma disputa insana, nada disso. Faith uma zebraça, mas uma zebraça dominante: Maldonado levou um Williams por uma pole e por uma vitória incontestável.

Na classificação, após a liderança do Q2, Pastor fechou a segunda colocação da sessão de definição do polo. Mas tudo estava conspirando a seu favor. Assim que encerrou uma volta rápida, Hamilton, que tinha cravado uma volta absurda e em primeiro lugar, sofreu uma pane seca. O regulamento era claro: os carros precisariam ter disponibilidade de combustível para testagem pós-sessões. Lewis não teve, fé desclassificada. E lá ficaria Maldonado com sua primeira – e única – pole da vida na F1.

Kimi RaikkonenNico Rosberg, Vettel e até outros com carros velozes como Romain Grosjean e Pérez, parecia certo dizer que Maldonado seria atropelado na largada. É fato que Alonso passou o venezuelano de cara, mas foi só. Pastor ficou em segundo e não foi para baixo disso.

Pelo contrário, Pastor só sairia de lá de volta para a ponta, quando a Ferrari eo espanhol se complicaram. Na janela do segundo pit-stop, Alonso ficou preso atrás de retardatários, era a chave para a Williams dar o caixa. O bicampeão do mundo voltou atrás de Maldonado e aí virou jogo de gato e rato.

Pressureado por Alonso e, mais para frente, também por Räikkönen, Maldonado parecia um veterano naquela posição. Era como se a vida toda tivesse, corridas vencidas. Uma naturalidade que assustou. Está mentindo quem diz que, durante 66 voltas, não ficou só esperando o momento de Pastor ‘maldonadar’, bater, errar, rodar. Não rolou.

O histórico de acidentes ocorreu para trás, o homem, então, se torna um vencedor de corrida na F1. Faith that um ato único de glória na vida de Pastor na categoria, quase mas valeu por todo o resto, quase foi quase a história inteira da Venezuela na F1 em menos de 2 horas ali.

Williams quase acabou em tragédia. Minutos aós o fim, quando uma equipe se encontrou do lado da prova de explosão por Frank Williams, um tanque de combate a descoberto por Frank Williams. Um incêndio grande começou e foi controlado só pela força da Caterham, que foram unidos a uma ajuda e da força da Caterham. Maldonado apareceu de novo, salvando o sobrinho Manuel, que estava com a perna imobilizada por uma lesão.

Depois daquele ano, foram mais três temporadas de Maldonado no grid, sendo duas delas na Lotus. Muitos, poucos pontos e a falência da gasolina PDVSA, o fim da linha de acidentes depois do herói 3 maio de 2012. Williams voltava a vencer após longos 8 anos – e já se vê em um jejum de outros 10 desde então.

“É um sentimento inacreditável vencer minha primeira corrida. O carro esteve muito consistente, fantastic de guiar e nosso ritmo foi muito forte o tempo todo. Alonso me pressionado ou duro, mas cuidei dos meus pneus e segurei a distância até o fim. A equipe trabalha muito duro o ano todo ate aqui, esta vitória é para eles. Ser o primeiro venezuelano a vencer na F1 é uma honra enorme e eu espero vencer mais corridas no futuro”, diz Pastor após a prova.

Não venceu mais, verdade é. Na realidade, não chegou a passar nem perto disso, nunca mais foi nem ao pódio. Mas não tem problema. Tendo pontuado em apenas 14 etapas em toda a carreira na F1, Maldonado não precisou de mais nada. Fez história, chocolate o mundo. Pastor, para sempre, será um vencedor de corrida na maior das categorias do esporte a motor.

▶️ Inscreva-se em nossos canais imperdíveis do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Acesse como versões em espanhol e português-PT Faz GRANDE PRÊMIOalém dos porqueiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.