José Aldo segue incansável em uma nova busca para disputar o cinturão peso-galo do UFC. Neste sábado (4), em ação na luta principal do UFC Vegas 44, o brasileiro teve boa atuação e venceu Rob Font por decisão unânime de volta jurados após 5 rounds de combate. Como resultado, o ex-campeão peso-pena do Ultimate chegou à sua terceira vitória seguida e agora volta a aproximar-se da chance de lutar novamente pelo cinturão dos galos, o que já conteceu em 2020, quando foi derrotado por Petr Yan.
No co-main event, em confronto válido pela categoria peso-leve dentro, Rafael Fiziev superou Brad Riddell por nocaute no terceiro round e chegou à sua quinta vitória seguida do Ultimate. Também no card principal, o brasileiro Léo Santos teve um bom início de luta, mas acabou sendo derrotado pelo veterano Clay Guida no segundo assalto após ser finalizado.
José Aldo vence Rob Font na batalha de cinco rodadas
Logo nos primeiros segundos da luta, Rob Font tomou a iniciação do combate, tentando encurtar a distância e conectando alguns golpes sobre José Aldo. Na sequência, o americano tentou derrubar o brasileiro, mas não teve sucesso, fazendo o combate voltar para a troca, Font vinha tendo superioridade ao alguns jabs e uppercuts. Nos últimos segundos do primeiro round, porém, Aldo cresceu de produção e levou o aparelho a um knockdown ao acertar uma bomba da direita, que balançou o americano e levou ao chão.
No assalto, Rob continua com principalmente lutador, novamente com seus precisos ja agora, direito e em contrapartida, em combinação, principalmente com mais potência, linha de choque. Na terceira parcial, a pedido do seu treinador André Pederneiras, José Aldo apostou mais nos chutes baixos, uma das suas principais especialidades. Na sequência, o conseguiu colocar Rob Font no solo e, por cima, conseguiu controlar o ímpeto do oponente por alguns instantes. O confronto voltou para a troca, e mais uma vez, o manauara conectou bons chutes, terminando melhor o assalto.
No início do quarto round, Aldo partiu para cima e voltou a levar Font a knockdown após um forte golpe de direita. Mas uma vez por cima na luta de chão, o brasileiro conseguiu montar em alguns momentos e conseguiu controlar o americano na posição pendente e grande parte da parcial.
No assalto, ciente de que estava em desvantagem, Rob Font passou a ter uma postura, mas ofensiva e intensa, pressionando José Aldo contra a nota e acertou bons golpes. O brasileiro reagiu bem ao ataque e voltou a balancear o americano com um novo golpe de direita. Já desgastado, o atleta da Nova União voltou a levar a luta ao solo, onde controlou as ações ate o soar do gongo. No fim, Aldo triunfados foram escolhidos vitoriosos na terceira vitória, após a sequência de quatro vitórias.
Clay Guida finaliza Leo Santos
Como já é de praxe em lutas, Clay da sua luta começou a explorar um movimento, mas a fé começou a operar, mas a fé Lé Santos golpe na costela do americano, que sentiu imediatamente. Com isso, o partiu para cima e, dessa forma, começou a encaixar uma sequência em golpes, aliando socos e joelhadas. De forma impressionante, Guida resistiu ao momento de destaque de Léo e, no fim do primeiro round, ainda aplicou uma boa queda sobre o lutador da Nova União.
No segundo round, o mais provável é um sinal de evolução após a invasão, Clay Guida voltou a atacar Santos. Em uma posição, o americano não teve dificuldades para conseguir a transição para as costas e, aproveitando-se do desgaste do melhor, não foi ajustado para encaixar um justo mata-leão, que forçou os três tapinhas do faixa-preta de Jiu Jitsu. Com o resultado, Guida vence após amargar derrota em sua última luta, enquanto Léo amarga seu segundo reves consecutivos no UFC.
Resultados completos:
UFC Vegas 44
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 04 de dezembro de 2021
cartão principal
José Aldo derrotou Rob Font por decisão unânime dos jurados
Rafael Fiziev derrotou Brad Riddell por nocaute no 3R
Jamahal Hill derrotou Jimmy Crute por nocaute no 1R
Clay Guida finalizou Leonardo Santos com um mata-leão no 2R
Chris Curtis derrotou Brendan Allen por nocaute técnico no 2R
Alex Morono derrotou Mickey Gall por decisão unânime dos jurados
Cartão preliminar
Dusko Todorovic derrotou Maki Pitolo para técnico nocaute no 1R
Manel Kape derrotou Zhalgas Zhumagulov por nocaute no 1R
Bryan Barberena derrota Darian Weeks por decisão unânime
Cheyanne Vlismas derrotou Mallory Martin por decisão unânime dos jurados
William Knight derrota Alonzo Menifield por decisão unânime dos juízes
Claudio Puelles finalizou Chris Gruetzemacher com uma chave de joelho no 3R
Vince Morales derrotou Louis Smolka por nocaute técnico no 1R