Já foram definidos os campeões de judô, vôlei, handebol e ciclismo dos Jogos Estudantis do Tocantins – Conexão Tocantins

As competições da 30ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) continuaram acirradas neste sábado, 25. Durante todo o dia, os alunos atletas estiveram presentes nas quadras, no tatame, na pista. Lutas de judô, partidas de vôlei e corridas de bicicleta aconteceram, com campeões já definidos. Também houve disputas de handebol, que decidiu o campeão masculino, e futsal, cujas finais acontecem no domingo, 26, e a final do handebol feminino.

Os Jatos são organizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e neste ano mobilizaram cerca de 500 pessoas, entre competidores, delegações escolares e integrantes da equipe técnica da pasta. As competições são destinadas a jovens de 12 a 14 anos e abrangem 11 modalidades: atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, badminton, natação, judô, ciclismo, futsal, handebol e vôlei.

A gerente da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância dos Jets no processo de formação dos alunos. “Os alunos-atletas têm metas, trabalham com determinação e foco. São qualidades que fazem toda a diferença no esporte e no processo de ensino e aprendizagem. Os Jets trazem parte do modelo de trabalho que realiza a Seduc, uma educação alinhada a prática do esporte”, destacou.

O aluno-atleta Arthur Pereira Castro, 12 anos, do 7º ano do ensino fundamental, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – La Salle, em Augustinópolis, integrou a equipe de handebol da unidade de ensino que venceu as competições. Salientou que o resultado obtido é fruto do trabalho desenvolvido na unidade de ensino. “É a primeira vez que participo dos jogos e estou muito feliz com o resultado, fruto do trabalho do nosso professor e da nossa dedicação”, comemorou.

Para Kyara Pareja, aluna do Centro Educacional São Francisco de Assis, que foi campeã de judô na categoria meio-pesado (-64kg), as lutas tiveram um significado muito especial. “Sonho em ser uma judoca de sucesso, em competir nas Olimpíadas, treino para isso desde pequena, então ganhar essa medalha me deixa cheia de esperança e alegria. Estou feliz”, disse ela.

Kyara Pareja foi campeã de judô na categoria meio-pesado (Foto: Marcio Vieira)

Os vencedores das competições representarão o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros 2021, que serão realizados no Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 5 de novembro de 2021. No domingo, 26, serão definidos os 2º e 3º lugares das partidas de handebol masculino e o ranking feminino, bem como os resultados finais do futsal. Estes, que são os últimos jogos dos Jets, acontecerão na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, a partir das 8h.

Judo

No judô masculino, os primeiros colocados foram: Artur Vitor da Luz Silva (Bombeiros da Escola Militar de Esportes da Professora Margarida Lemos – Cemil de Palmas), na categoria peso leve (-44kg); Giovanni Luca Benincá (Faculdade Ulbra de Palmas), leve (-48kg); Diego Gomes Jrege (Collegio Interação Vozes Ativas, de Palmas), meio-médio (-53 kg); Miguel Vendramini Campos da Silva (Collegio Olimpo de Palmas), meio-campista (-58kg); Leonardo de Sousa Daniel Odusanya (Escola Adventista de Palmas), meio-pesado (-64 kg); e Arthur Vidigal Gomes (Colégio Marista de Palmas), peso pesado (+64kg).

No judô feminino, destacam-se as campeãs: Cinthia Alves dos Santos (Escola Esportiva dos Bombeiros Militares Professora Margarida Lemos – Cemil de Palmas), na categoria meio-leve (-44kg); Maria Lúcia Abrão e Castilho (Centro Educacional São Francisco de Assis em Palmas), leve (-48kg); Kamila Ibiapina de Souza Durão (Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, Palmas), média (-58 kg); Kyara Pareja Leite (Centro Educacional São Francisco de Assis, Palmas), meio-pesado (-64 kg); e Geovana Santana de Almeida (Faculdade de Esportes Militares do Corpo de Bombeiros da Professora Margarida Lemos – Cemil de Palmas), pesada (+ 64 kg).

Voleibol, ciclismo e handebol

A equipe Premium do Colégio Dom Bosco, de Palmas, conquistou o título de vôlei feminino em mais uma edição do Jets. No vôlei masculino, a equipe do Colégio João D’Abreu, de Dianópolis, sagrou-se campeã. No ciclismo, Josué Teixeira Feitosa Júnior, do Instituto Presbiteriano Araguaia, em Gurupi, subiu ao topo do pódio nas provas de contrarrelógio, estrada e pontos. A equipe de handebol do Colégio Militar do Estado do Tocantins – La Salle, de Augustinópolis, volta vitoriosa. (Seduc/TO)

Disputas na final do vôlei feminino entre as equipes do Colégio Dom Bosco Premium, em Palmas, e Colégio Santa Cruz, em Araguaína (Foto: Marcio Vieira) Estudantes atletas do Colégio Militar do Estado do Tocantins – La Salle, de Araguatins, campeões de handebol, em partida contra o Colégio Militar de Esportes do Corpo de Bombeiros Professor Margarida Lemos, de Palmas (Foto: Marcio Vieira)

Leave a Reply

Your email address will not be published.