FÓRMULA 1 – Resultado final – GP da Arábia Saudita – 2022



4 minutos de leitura

F1 – 2ª ETAPA – GP da Arábia Saudita – Resultado Corrida | Foto: Instagram Max Verstappen

primeira, neste domingo (27/03/2022), ou GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, pela 2ª etapa da temporada 2022. Pole position histórica de Perez (Checo) com a sua na carreira e também a primeira pole de um piloto mexicano na história. Leclerc, Sainz e Max completam uma série de 2 primeiras. Hamilton largou na 16ª e Tsunoda acabou não largando por problemas no carro duree ou route de formação de grid. Praticamente todos os pilotos largando com compostos médios, exceto Magnussen, Hamilton e Hulkenberg com duros.

Largada sem incidentes, Perez em ótimo desempenho conseguiu a ponta após as primeiras curvas! Leclerc e Max, que ganhou a posição de Sainz, completaram o TOP 3 ao final da primeira volta. Sainz, Ocon, Russell, Alonso, Bottas, Magnussen e Gasly no TOP10. Hamilton conquistou 2 posições e assumiu, após 2 volts, a 14ª posição.

Após 5 voltas, Perez com mais de 2 segundos de vantagem por Leclerc, que abria 1,1 segundos para Max Verstappen. Russell ultrapassou Ocon, único assim, a 5ª colocação – mas quase 6 segundos atrás de Sainz. Voltas depois, bela disputa interna – entre Alonso e Ocon – pela 6ª colocação, com Alonso tendo a melhor! Volta seguinte e Ocontente dar o troco, mas acabou cortando a curva. Oconforme a posição, mas permitirão a aproximação de Bottas. Volta 10 e Hamilton conseguiram contornar Ricciardo e Stroll para assumir a 12ª colocação.

Prova seguir e após 15 volts, Perez seguia com 2 segundos de vantagem para Leclerc, que tinha mais de 2,7 segundos à frente de Max. Hamilton já parecia em 10º, momento em que Bottas assumia a 7ª colocação para cima de Ocon. Volta 16 e Perez partiu para sua primeira parada de box, retornando com compostos duros e atrás de Russell na 5ª colocação. Momento em que Latifi arrebentou seu carro na mureta de proteção e casou a entrada do Safety Car.

Em sua história, Perez acabou prejudicado, já que todos à sua frenteam a bandeira amarela para suas trocas de pneus, com Leclerc e Max retornando à sua frente. Assim, situação após as paradas de box de todos (exceto quem largou de compostos duros) era:

Relargada na volta 21, Leclerc conseguiu manter-se à frente, seguido de Max, Sainz e Perez (que devolveu posição para Sainz). Volta 30, Leclerc com differença de 1.5 segundos para Max Verstappen, acompanhado por Sainz, Perez e Russell. Hamilton, ainda sem pit-stop, aparecia em 6º, com Magnussen (também sem pit-stop), Alonso, Bottas e Ocon no TOP10. Como McLaren disputando de forma razoável no intermediário pelotão, figurando naquele momento em 11º com Ricciardo e 12º com Norris.

Com 38 volts, um show de abandonos! Bottas, Aso não saíram amarela e Ricciardo (que levarlon com Alonso não saíram e amarela bandeira). Magnussen e Hulkenberg aconselham melhorar o momento de realizarem em trocas de pneus. Hamilton, com alguma falha, não conseguiu o mesmo antes do fechamento dos pitlane. Relargada na volta 41 e tivemos: Leclerc, Max, Sainz, Perez, Russell, Hamilton, Ocon, Norris, Gasly e Stroll no TOP10. Hamilton cumpriu seu pit-stop na volta seguinte e retornou em 12º.

Volta 42, Max ataca e ultrapassa Leclerc, que deu o troco na volta seguinte! Mas uma volta e mas uma tentativa de Max, essa fé bloqueou de forma sensacional por Leclerc. Que disputado incrível, devem pilotos sensacionais! Que ano será esse! Que temporada está aqui!

Máximo de voltas para o Falta e mais uma vez do piloto da Ferrari, aproximando-se para 5 voltas finais para 0,40 diferença. Volta 47 e Verstappen ultrapassava Leclerc para assumir a ponta! Leclerc ajudou Verstappen, mas não conseguiu investir para a liderança!

E FIM DE PROVA! E QUE FIM DE PROVA! Sensacional VITÓRIA de MAX Verstappen, pressionando Leclerc nas voltas finais pela estratégia com a equipe e garantido a primeira vitória do ano. Leclerc e Sainz completaram o pódio. Perez, que segurava bem a liderança, acabou prejudicado pelo safety-car logo após sua parada de boxe e não conseguiu recuperar-se depois, terminando em 4º. Destaque para Russell, que conseguiu assegurar uma 5ª e mágica posição – claro, quase 30 segundos atrás de Max. Ocon, Norris (tirando leite de pedra), Gasly, Magnussen e Hamilton completaram o TOP10.

No campeonato seguimos com Leclerc na liderança com 45 pontos, seguido do companheiro (Sainz) com 33 e agora Max Verstappen que somou 25 pontos com a vitória. Russell e Hamilton completam o TOP5, respectivamente com 22 e 16 pontos. Classificação COMPLETA aqui!

👉 IMPERDIVO: Veja aqui a RESENHA por Gustavo Fongaro sobre a prova na Arábia Saudita!

RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro da F1 será entre os dias 08 e 10/04/2022 com o GP da Austrália (Melbourne). Calendário completo com:

Calendário F1 2022 - Tempo Tomada
Calendário F1 2022 – Tempo Tomada
👉 SIGA NA GENTE

Leave a Reply

Your email address will not be published.