Encerramento dos Jogos Escolares de Londrina premia alunos da rede pública e privada

Nesta quarta-feira (13), aconteceu a Cerimônia de Encerramento e Premiação dos Jogos Escolares de Londrina (JEL) 2022, para entrega de troféus e medalhas às equipes esportivas mais bem classificadas da competição, envolvendo estabelecimentos de ensino das redes públicas. privado.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no evento comemorativo, que aconteceu em um auditório lotado da Unicesumar, entre alunos que jogaram jogos em diferentes modalidades e categorias, de 12 a 17 anos, professores, técnicos e diretores, além de familiares. e representantes da organização do evento. A iniciativa é liderada pela Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Fundação do Esporte (FEL), em colaboração com o Núcleo Regional de Educação (NRE Londrina).

No total, mais de 1.000 pessoas participaram no EDL 2022, incluindo todos os atletas e membros da comunidade escolar. As atividades começaram no dia 4 de abril, com jogos nos ginásios de diversas escolas. Este ano, 31 unidades de ensino participaram de partidas de futsal, basquete, handebol, vôlei e vôlei de praia, nas categorias masculino e feminino, e nas categorias A e B.

Foi a primeira edição organizada após dois anos sem jogos, em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19. Durante a premiação, foram entregues medalhas às equipes campeãs, vice-campeãs e terceiras colocadas, além de troféus para o primeiro e segundo lugar.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Representando o prefeito Marcelo Belinati, o diretor-presidente da Fundação Esportiva de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, emocionou-se ao relembrar sua trajetória no karatê e ressaltou a importância do esporte para o desenvolvimento dos jovens. “Estou muito feliz por estar aqui na frente de todos vocês, pois lembro dos meus anos de escola e de tudo que aquele esporte me proporcionou, transformando minha vida. Quando eu era pequeno, meu sonho era poder representar a seleção brasileira em Olimpíadas como atleta, e eu “bati na trave”, mas felizmente, anos depois, já como treinador, consegui participar de um ciclo olímpico sendo um dos treinadores na preparação do Brasil. continuar a estudar, a aprender, e a quem gosta dedicar-se ao desporto, acreditando sempre nos seus sonhos e nas suas potencialidades”, salientou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, Jéssica Pieri, agradeceu a organização dos JELs 2022 e deixou sua mensagem de incentivo aos jovens estudantes londrinos. “Este renascimento dos Jogos Escolares foi um sucesso. Fica aqui minha imensa gratidão à Fundação do Esporte, às instituições que disponibilizaram seus espaços para o evento, aos professores e diretores. Recomendo especialmente as meninas e meninos que são os grandes atores e protagonistas, brincando, se divertindo e convivendo nos dias de hoje. Gosto de esporte, esporte é vida, saúde e bem-estar, e as escolas que investem nele oferecem uma pedagogia mais completa aos jovens. Aproveite o momento e parabéns”, enfatizou.

A aluna Isadora de Jesus, 14 anos, com o técnico de basquete Marival Mazzio Junior. Foto: Vivian Honorato / N.Com

Isadora de Jesus, 14, foi a estrela do time de basquete feminino do Colégio Pe. Westremundo Roberto Perez Garcia (região norte), campeão na categoria B, para atletas de 12 a 14 anos. Ela é a craque da equipe e disse que começou a estudar nesta escola em 2022, sendo o mais importante do evento poder conhecer melhor seus novos companheiros e fazer novos amigos. “Essa é a melhor parte do evento. Foi muito legal e divertido estar com as meninas na competição, conhecê-las melhor e também conhecer pessoas de outras escolas. Nosso desempenho foi ótimo, pois treinamos apenas para duas meses, e conseguimos jogar bem para conquistar o título na nossa idade”, comemorou a jovem, que também atua na categoria sub-17 no projeto de basquetebol Pé Vermelho de Esportes (Associação Pé Vermelho de Esportes) (APVE ).

Seu treinador, professor Marival Mazzio Junior, comentou ainda sobre a edição 2022 do JEL. Além do time de basquete feminino do Westremundo, ele também comandou um dos times de basquete masculino de outra unidade estadual, o Colégio Polivalente. “Fiquei muito feliz com o título das meninas, que agora vão participar da fase regional dos Jogos Escolares, no Centenário do Sul. E os meninos do Polivalente também foram bem, fechando os jogos com o 2º lugar na categoria B (até ‘at 14) Os treinamentos nas escolas só foram retomados em 2022, pós-pandemia, então é muito gratificante ver todos os alunos de Londres podendo jogar e curtir o evento de uma forma mais segura, eles e nós professores ficamos muito animados e felizes com o resultado”, relatou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Outro aluno vencedor dos Jogos é Antônio Sandri, 14, goleiro da equipe campeã de futsal Colégio Marista (Sub-14). Para ele, o resultado foi excelente, devido ao curto tempo de treino. “Comecei o torneio lesionado, mas consegui me recuperar e consegui jogar duas das três partidas, sendo campeão com meus amigos. A sensação de poder vencer a competição foi muito legal. Agora vamos representar o Londrina na fase regional e fazer o possível para obter o melhor resultado”, disse.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Anfitrião do evento de encerramento, o diretor da Unicesumar Londrina, Carlos Vici, cumprimentou os jovens, professores e treinadores. “Os espaços que valorizam e trabalham o esporte com seus alunos, desde a infância, são diferentes. As escolas não podem ser simplesmente locais de aprendizagem de conteúdos na sala de aula. Esportes e atividades físicas são de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento dos jovens, são gratuitos, fazem bem ao corpo e à mente. Que todos vocês sejam abençoados em suas vidas e seus caminhos”, disse ele.

Resultados e informações sobre os Jogos Escolares de Londrina 2022 podem ser encontrados na FEL, através do link https://fel.londrina.pr.gov.br/index.php/jeps.html.

Foto: Divulgação

Saiba mais sobre o JEL 2022 – Os Jogos Escolares de Londrina fazem parte dos Jogos Oficiais do Paraná. Após a fase municipal, em Londrina, ocorre a classificação para a fase regional, que deve ocorrer no Centenário do Sul, entre os dias 6 e 11 de maio. A próxima fase será a macrorregional, no município de Ibiporã, prevista para o mês de junho, e que será classificada para o Estado, em julho, no município da Lapa. Em seguida, haverá a competição nacional, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e novembro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.