Crédito: Reprodução
Vários clubes da Série A do Campeonato Brasileiro usaram as redes sociais neste domingo (10) para se solidarizar com o Santosapelidado de “Ninguém FC” pelo jornalista Juca Kfouri em sua coluna no UOL Esporte após o empate sem gols com o Fluminense, no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão.
O Peixe emitiu nota oficial repudiando o texto publicado por Juca Kfouri, exigindo a retratação do UOL e pedido de desculpas pelo assunto. O clube da Vila Belmiro também indicou que embora não haja um cargo formal, os profissionais do local não serão mais atendidos pelo clube até que sejam tomadas as providências cabíveis.
RESPEITE O SANTOS, JUCA PELEGO!
Não é a primeira vez que o secretário de imprensa disfarçado de jornalista-pensador, Juca Kfouri, tenta ofender ou menosprezar o Santos Futebol Clube. Com engajamento inédito com outros rivais de seu time, essa comédia constantemente (+) pic.twitter.com/zSTRbIHBPu
— Santos Antifascista (@SantosAntifa) 10 de abril de 2022
Clubes como Athletico Paranaense, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Cuiabá e Juventude foram os primeiros a compartilhar a postagem em solidariedade ao Santos nas redes sociais.
“O Athletico simpatiza com o Santos e repudia a forma zombeteira e irônica com que o jornalista Juca Kfouri se referiu ao clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e liberdade de expressão não pode ser confundida com falta de respeito”, diz a mensagem. que é reproduzido por outras equipes.
Veja a repercussão entre os clubes da Série A:
A #Athletico simpatizar com o @Santos FC e denuncia a forma zombeteira e irônica com que o jornalista Juca Kfouri evocou o clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e liberdade de expressão não pode ser confundida com desrespeito.
—Athletico Paranaense (@AthleticoPR) 10 de abril de 2022
O Santos é um dos clubes mais tradicionais e bem sucedidos do futebol brasileiro e liberdade de expressão não pode ser confundida com desrespeito em busca de público a todo custo.
— Atlético (@Atletico) 10 de abril de 2022
A Dragon sempre prezou pela liberdade de imprensa e opinião, porém, outro princípio fundamental é o respeito.
O que faltou ao jornalista Juca Kfouri para evocar o @Santos FC
Desta forma, repudiamos este comportamento!
– Atlético Goianiense (@ACGOficial) 10 de abril de 2022
Avaí se solidariza com a @Santos FC e denuncia a forma zombeteira e irônica com que o jornalista Juca Kfouri evocou o Clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e liberdade de expressão não pode ser confundida com desrespeito.
– Avai Football Club (@AvaiFC) 10 de abril de 2022
Cuiabá se solidariza com o @Santos FC e denuncia a forma zombeteira e irônica com que o jornalista Juca Kfouri evocou o clube.
— Cuiabá Esporte Clube (@CuiabaEC) 10 de abril de 2022
O Esporte Clube Juventude expressa sua solidariedade ao @Santos FC e denuncia a forma como o clube tem sido tratado. A liberdade de expressão não pode ser confundida com desrespeito.
— EC Juventude (@ECJuventude) 10 de abril de 2022
O Fortaleza Esporte Clube se solidariza com o @Santos FC e reforça a exigência de respeito, estendendo-se a outras instituições.
Também valorizando a liberdade de imprensa e entendendo a importância da reciprocidade, Leão do Pici nega o ocorrido.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) 10 de abril de 2022
O Fluminense se solidariza com o @Santos FC e denuncia a forma zombeteira e irônica com que o jornalista Juca Kfouri evocou o clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e liberdade de expressão não pode ser confundida com desrespeito.
— Fluminense FC (@FluminenseFC) 10 de abril de 2022
Conheça a nota oficial publicada por Santos:
“O Santos FC repudia com firmeza o texto publicado neste sábado (9) pelo Sr. Juca Kfoury no portal UOL – Fluminense 0 x Ninguém FC 0, e exige um posicionamento formal do portal que abriga esta coluna, com retratação e desculpas, caso contrário fica determinado que os profissionais do UOL não serão mais atendidos pelo Clube, até que as providências cabíveis sejam tomadas.
O conteúdo é um total desrespeito ao Santos FC, cujo nome é exaltado em todo o mundo, e não permitiremos que um texto como esse tenha qualquer consequência.
Uma imprensa sujeita a isso não merece ser recebida pelo Santos FC.
O Santos merece respeito.
Andrés Rueda, presidente do Santos FC »