Cidadão italiano e jogador “coletivo”: conheça André Anderson, reforço do São Paulo | São Paulo

A velocidade com que tudo aconteceu nos últimos dias está em linha com o que Andre Anderson vem passando desde que se profissionalizou em 2018. E por isso, poucos fãs no Brasil conhecem o jovem de 22 anos.

Revelado nas categorias de base do Santos, André Anderson teve seu melhor momento em 2016, quando defendeu o time sub 17 anos. No Paulistão daquele ano, o jogador marcou 15 gols e ainda lutou pelo artilheiro do torneio.

Os bons números neste momento chamaram a atenção para André Anderson, que começou a ser comparado a alguns ídolos do Santos. No Sub-20, porém, não conseguiu render o mesmo e o Santos jogou duro na renovação.

André Anderson no Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

Na ausência de um acordo com o time alvinegro, a Lazio da Itália atacou o jogador e rapidamente o contratou. Com apenas 18 anos, André Anderson começou sua carreira fora do Brasil – ele assumiu a nacionalidade italiana assim que foi contratado.

Como de costume em alguns grandes clubes europeus, o meio-campista foi emprestado a um time menor. No caso de André Anderson, o destino foi Salernitana, que disputou a Série B da Itália na temporada passada.

Na sua primeira passagem, em 2018/2019, disputou 18 jogos e marcou dois golos. Na temporada 2019/20 voltou à Lazio, mas fez apenas sete jogos, que, somados, davam ao jogador 86 minutos em campo.

Andre Anderson, da Lazio — Foto: Jonathan Moscrop/Contribuinte/Getty Images

Sem vaga no clube, Salernitana foi novamente o destino de André Anderson na temporada 2020/21. Nesta ocasião, o meio-campista conseguiu se destacar com 28 jogos e marcou cinco gols, dois deles nos jogos que permitiram à seleção italiana subir para a primeira divisão.

Com a mudança para a Série B, a esperança de André Anderson era conquistar seu espaço na Lazio, mas novamente o desejo não se concretizou. Entre 2021 e 2022, ele entrou em campo em apenas quatro ocasiões, totalizando 61 minutos jogados.

Após disputar a última partida do clube italiano em 20 de fevereiro, André Anderson e seus representantes optaram pelo retorno ao Brasil, e o São Paulo foi a opção.

André Anderson, novo recruta de São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Como André Anderson joga?

O relatório de dar procurou referências no meio-campo, e o que mais se ouviu foi sobre sua aplicação tática. Não sendo um jogador de extrema velocidade, a principal característica de André Anderson é o chute de fora da área e o apoio na marcação.

Ser um atleta “coletivo” agradou o técnico Rogério Ceni, um dos entusiastas da assinatura do jogador. O treinador já havia assistido a alguns jogos de André Anderson e gostou do que viu.

No atual formato de equipe proposto pelo Ceni, André Anderson entraria em conflito com Nikão ou mesmo com Igor Gomes. No entanto, pode levar algum tempo para que essa luta comece, já que o meio-campista quase não jogou nenhuma partida no último ano de sua carreira.

Ele deve ter seu primeiro contato com Ceni e seus companheiros nesta terça-feira, durante as atividades no Barra Funda CT.

Fora de campo, André Anderson é uma pessoa discreta e conta com a família e a igreja. Na primeira entrevista concedida ao site da São Paulopor exemplo, ele insistiu em falar da família e até levou a esposa e a filha para visitar o CT da Barra Funda.

– Minha família é minha base. E ver que ela está feliz com esse novo desafio na minha carreira me deu ainda mais motivação. Meu desejo é ser importante para o grupo e ajudar o máximo possível a aproveitar essa oportunidade”, disse.

André Anderson, de São Paulo, com a família — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Nas horas vagas, André Anderson é adepto do culto evangélico. Não apenas acompanhe as sessões, mas também aja como pastor quando tiver tempo.

Em suas redes sociais, o jogador compartilha alguns desses momentos, com fotos e vídeos:

O GE São Paulo Podcast avalia a goleada e debate: Quantos gols Calleri fará em 2022?

A podcast ge São Paulo está disponível nas seguintes plataformas:

+ Assista: saiba tudo sobre o São Paulo na ge, na Globo e na sportv

— Foto: ge.globo

Leave a Reply

Your email address will not be published.