Beach Tennis: O esport que ‘pegou’ em Campinas

Por Vitória Bezerra

Campinas não tem mar, mas a galera da cidade deu um jeito de curtir o clima de praia: aderindo ao tênis de praia, esporte que definitivamente ‘pegou’ por aqui. E muito! Enquanto uma região é atualmente um dos principais polos do Brasil em número de praticantes, com mais de 50 mil pessoas frequentando os espaços dedicados a esta modidade que mais cresce no pays.

Pelo visto, este cenário corrobora com um estudo sobre os hábitos dos moradores da região de Campinas, realizado em 2021 pela Kantar Ibope Media, que revelou que 42% das pessoas praticam esportes pelo menos uma vez por semana, 48% se interessam por programas e eventos relacionados ao esporte e 84% pagariam qualquer preço por sua saúde. E o ambiente para a prática de tênis de areia parece inspirar quem procura adotar um estilo de vida mais saudável.

O esporte foi criado em 1987, na Itália, e chegou ao Brasil apenas em 2008, inicialmente no Rio de Janeiro. Desde então vem se espalhando pelo país.

Destacam-se também o esforço para praticar o esporte. O Centro de Treinamento (CT) Lucas Sousa, localizado no Clube Cultura Artística, em Campinas, acabou de abrir mais 10 quadras. O espaço inaugurado com apenas quadras hoje conta com um total de 18 duas, consolidando como um dos maiores complexos para prática do esporte e treinamento de atletas do Beach Tennis da cidade. Como áreas para o esporte foram construídas com medidas e referências internacionais para atender aos padrões demandados pelas entidades do esporte.

Além disso, em Valinhos está situado o Centro de Treinamento Lucas Sousa Beach Tennis Na Quadra, considerado o principal Centro de Treinamento do Mundo, com 40 quadras distribuídas em mais de 25 mil m² de área.

Há outros espaços também em Campinas que oferecem aulas de modalidade e o One Beach Tennis.

E muitos praticantes também têm sido espontaneamente como três quadras de areia e must caixotes do Parque Taquaral para jogar, e o local, aberto ao público, acabando sendo multiuso para os esportes na areia.

O jogo

Como você joga ou Beach Tennis, então? As regras do esporte são simples, o que também ajuda na sua popularidade. O grande objetivo é bola para o lado da rede do seu esforço, sem que ela caia. Pode ser Dotado em duplas ou individualmente, e, em geral, consiste em “melhor de 3”. “Joga-se melhor de 3 sets curtos, sets ate 4 games, em caso de empate em 3×3, joga-se um tie-break a 7 pontos. Em caso de empate em sets 1-1, o terceiro set será disputado em tie-break até 10 pontos”, diz o regulamento do Beach Tennis de 2022, mas é claro que jogando somente por diversão não precisa ser à risca.

Desses sets, o primeiro ponto vale 15, o segundo ponto vale 30, o terceiro ponto vale 40 e no quarto é considerado Game. Caso empatar, quem fizer o próximo ponto vence.

Lembrando que é preciso ter bolinha e uma raquete, e o tênis de praia é diferente do tênis ‘normal’. Ela e possui furo e parte arredondada partem a batida, já que têm mais textura na resistência do ar durante o golpe. Os preços são variados, dependem da disponibilidade do investimento.

Foto: Mônica Brunetto e o filho Pedro / arquivo pessoal

Uma prática saudável e apetitosa

Mônica Brunetto, 55 anos, vem defendendo e sempre praticando. Ela contava que estava um tempo em busca de algo que impulsionasse quando ‘deu de cara’ com alguns anúncios de Beach Tennis na internet, e se interessou. Passou a procurar um lugar para ter aulas, começou a atividade e a conexão com o esporte foi quase que instantâneo. Desde dezembro de 2018, pratica o esporte com muita frequência. “No mínimo 4 dias da semana estou com os pés na areia, fazendo aula ou jogando com amigos”, conta. Participei dos torneios internos e o primeiro deles chegou a ganhar a medalha de prata.

Alguns dos elementos que ela mais gosta do esporte são a ambientação, por poder ser feito ao ar livre, a descontração de estar descalça na areia, ea música que dá o clima, mesmo não sendo uma obrigação, mas se torna parte da atmosfera do jogo .

Foto: a fisioterapeuta Ivonne Wicher da esquerda/arquivo pessoal

A fisioterapeuta Ivonne Wicher, integrante da Academia Aquarius, de Campinas, jogava o badminton e a fé de seu esporte que aderiu ao Beach Tennis. Ela conta que o esporte não faz só bem para a saúde física (fortalecimento muscular e queima de calorias), mas também traz melhorias significativas no sistema cardiovascular e para o psicológico também. Isso por proporcionar benefícios sociais dentro (por ser oferecido em dupla) e fora do jogo.

Os jogos e torneios tem clima de praia, com música e muita animação. “Você não vê o tempo passar”, diz. Ela também alertou para o cuidado que se deve ter ao jogar, pois às vezes corre-se o risco de sofrer uma lesão. Justamente por causa disso, ela que pratica uma atividade aeróbica recomendamente ao esporte é muito benéfica paralelamente.

Lucas Sousa, jogador profissional de Beach Tennis e proprietário dos CTs de Campinas e Valinhos, reiterou: “É um esporte que une demais a família. É muito democrático. Nossos espaços você vê famílias inteiras jogando. É muito social e muda demais a qualidade de vida. É, com certeza, um estilo de vida. Uma coisa é certa: quem começa a jogar Beach Tennis se apaixona e se torna um viciado no esporte”, comentou.

Locais para aulas e práticas de Beach Tennis em Campinas:

Um tênis de praia
Local: Av. Martinho Afonso, 244, Taquaral – Campinas. (19) 98225-6906

CT Lucas Sousa Beach Tennis
Local: Clube cultura. Haste. Heitor Penteado, Km 6, Sousas – Campinas. (19) 99973-1516

Espaço Beth Beach Tennis
Local: Estrada Muninipal dos Aveiros, s/n, Jardim Andorinha – Campinas. (19) 98932-5196

Paulo Carvalho Tênis e Beach Tennis
Endereço: Estrada Colônia Tozan s/n, Guará, Barão Geraldo – Campinas. (19) 99180-5536

Academia TenisPro de Tênis e Beach Tennis
Local: Estrada da Rhodia, Km 4,5 – Campinas. (19) 99633-2447

Lagoa do Taquaral (uso espontâneo das quadras de areia de acordo com a disponibilidade)
Local: Av. Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral – Campinas
Funciona de segunda a domingo, das 6h às 21h

Leave a Reply

Your email address will not be published.