Análise: Teoria do Copo Meio Cheio ou Vazio Ajuda a Definir Projeto e Avanços do Projeto Flamengo | Flamengo

Paulo Sousa usou a teoria do copo meio cheio meio vazio para falar sobre as exigências do seu trabalho durante entrevista coletiva após o empate com o Atlético-GO.

Pois bem, a referência vale também para analisar a atuação de um Flamengo ainda oscilante, mas mais organizado no 1 a 1 na noite de sábado, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela primeira rodada do Brasileirão. Um Flamengo que joga um dilema cada vez mais claro para os torcedores: confiar e esperar por uma evolução que se faz em ritmo lento ou demanda atuação imediata?

Paulo Sousa em Atlético-GO x Flamengo — Foto: Heber Gomes/Agif

O sorteio da primeira rodada do Brasileirão se mostrou justo para um time que continua dando sinais de força na execução do planejamento tático – e já abordamos isso em análises anteriores. O Flamengo não é um time com movimentos naturais e espontâneos, e essa necessidade de buscar organização ajuda a explicar a lentidão das transições, principalmente com a bola. Em alguns momentos, essa dificuldade se manifestou durante os contra-ataques contra o Atlético-GO (Assista ao vídeo abaixo).

Aos 37′ do 1º tempo, João Gomes intercepta cruzamento e passa para Bruno Henrique avançar devagar

O Flamengo de Paulo Sousa parece saber o que fazer, mas ainda precisa pensar muito antes de executar. No cenário atual, onde se acostumou a enfrentar adversários com linhas defensivas bem definidas, este tempo é mais que suficiente para o encurtamento de espaços e ajustes de marcação, como aconteceu na maior parte do jogo em Goiânia.

  • Posse de bola: 44% x 56%
  • Acabamento: 10×12
  • Finalize no gol: 3×3
  • Grandes probabilidades: 3×5
  • Falhas, panes: 7×11
  • Cantos: 4×10

A partir dos dez minutos do primeiro tempo, o Flamengo até conseguiu controlar o jogo. Ele tinha a bola, tinha uma organização tática e apresentava alternativas interessantes como a alternância entre Bruno Henrique e Arrascaeta na ala esquerda, e a movimentação sincronizada dos meio-campistas com Andreas, que começou como meio-campista. As ações, no entanto, eram muitas vezes desajeitadas e o Dragão apertava os espaços. Este é o cenário que deu o tom para os primeiros 45 minutos.

Destaques: Atlético-GO 1 x 1 Flamengo, pela 1ª rodada do Brasileirão 2022

Destaques: Atlético-GO 1 x 1 Flamengo, pela 1ª rodada do Brasileirão 2022

O Flamengo tinha o domínio da bola, explorou bem o lado esquerdo do ataque, mas faltou a velocidade que permitia as ações defensivas de um Atlético-GO que foi exatamente o contrário na hora de recuperar a posse de bola. Com convocações rápidas, o time da casa aproveitou os espaços de uma defesa improvisada de última hora com Arão no lugar de Gustavo Henrique e deu trabalho a Hugo.

Voltando do intervalo, o Atlético-GO relaxou ainda mais e deixou o jogo reto. Bruno Henrique teve espaço para atacar a ala esquerda e dar profundidade. Mas, por outro lado, deixou Léo Pereira exposto na defesa, muitas vezes em desvantagem. O adversário percebeu a brecha e atacou o setor.

Atlético-GO x Flamengo – Série A 2022 — Foto: Bruno Corsino/ACG

Após passe brusco de Andreas Pereira, Dudu foi acionado do lado direito do ataque e encontrou Rato para abrir o placar em um gol que resumiu as principais questões do Flamengo no jogo: posicionamento no centro da área e espaços à esquerda lateral. da defesa.

Desfavorecido, Paulo Sousa colocou Lázaro e Pedro em campo e o Flamengo ficou mais vertical na ação. Bruno Henrique tornou-se a principal opção de ataque pela esquerda, enquanto Arrascaeta tentou frustrar a dupla Pedro e Gabigol. O uruguaio aproveitou o escanteio de Bruno para empatar e incendiar o jogo.

Os 15 minutos finais foram de jogo aberto, onde o Flamengo acertou o travessão em busca de uma virada, mas também viu a bola bater na trave em uma jogada onde ficou exposta e poderia custar um ponto. Reflexo de um jogo aqui e ali, onde há razão para ver o copo meio cheio ou meio vazio. Resta aos fãs fazer sua escolha.

Novo banner flamengo — Foto: Propaganda

Leave a Reply

Your email address will not be published.